quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Trilha de Ho Chi Minh



A Trilha de Ho Chi Minh é um conjunto de caminhos fragmentados usado para conectar o Vietnã do Norte com o Vietnã do Sul (então aliado aos Estados Unidos),  passando pelos territórios de países fronteiriços  Láos e Camboja.


O caminho tinha aproximadamente 16.000 km entre trilhas, estradas e vias navegáveis por onde os Vietnamitas do Norte se deslocavam e se abasteciam, alí milhares de toneladas de bombas foram despejadas pelo exercito Norte Americano tentando bloquear a movimentação dos Norte Vietnamitas.


Apesar desse maciço bombardeio usando inclusive Napalm e Agente Laranja os Americanos não conseguiram desarticular a rede de abastecimento dos Vietcongues que se utilizando de táticas de guerrilha e muitos túneis acabaram vencendo a contenda.


Nessa época após sucessivas derrotas impostas por uma tropa aparentemente mais fraca e com muito menos recursos bélicos a população Americana pressionou o governo a se retirar do enfrentamento abatida frente ao peso das perdas humanas  e o alto custo financeiro trazido pela guerra.

Clique para Ampliar














Apesar de tudo o Mito dessa trilha  ainda está lá, e hoje pode ser visitada e percorrida por grupos de motociclistas principalmente Europeus que se aventuram nesse território perigoso.
Por exemplo o roteiro Hanói- Saigon













Postar um comentário