quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Nova Yamaha Factor 150


As motos 125 e 150cc modelos de entrada são muitas e em alguns casos são derivados de modelos mais mais completos. A Yamaha após 15 anos de produção resolveu atualizar a Factor e entregou ao mercado a nova Yamaha Factor150cc  2016 baseada no modelo Fazer 150, seu preço básico é de R$ 7390,00 na versão mais simples ou R$ 7990,00 na opção completa ED.

  Para quem comparar com a Fazer 150 vai encontrar mudanças na altura do Guidão e na posição dos pedais facilitando a condução. O modelo procura oferecer alguns recursos adicionais em relação à CG como lampejador de farol, indicador de marchas, relógio e indicador ECO.

  A Factor tem bom comportamento no trânsito urbano e estradas, é uma moto agradável e aparentemente forte para o uso comercial. O motor monocilíndrico bicombustível de 149,3 cm³ tem comando único no cabeçote (SOHC) e duas válvulas, pode  gerar 12,4 cv de potência e 1,29 kgfm de torque, peso seco de 113 kg. Comparativamente com a CG 160 o motor tem as mesmas características, mas, potência de 15,1 cv 1,52 kgfm de torque para um peso seco de 118 kg. 

 A Yamaha se mostrou bastante econômica e atingiu  a uma média de 37 km/l durante a avaliação de test- drive , com gasolina. Em relação à Factor 125, a nova 150 tem tanque maior, de 16 litros e ótima autonomia. 

  

A Fazer 150 tem  força em baixas rotações, o que torna seu uso muito simples na cidade e exige poucas trocas de marchas. O motor também se revelou silencioso e com baixo índice de vibrações – ideal para quem fica o dia todo sobre a moto tem um banco de boa densidade, altura e tamanho sendo do modelo de dois níveis para ajudar o garupa a ter maior conforto e postura correta com novas alças de apoio. 

O câmbio bem escalonado e macio e tem engates fáceis, comparável ao da Honda CG. Já o freio a disco dianteiro exige energia para realmente entrar em ação, quanto ao freio traseiro atende perfeitamente a necessidade da pequena moto.

  A suspensão da Factor tem comportamento firme e seco nos buracos, não mostrando a mesma capacidade de absorção de impactos da CG, que tem um  maior curso tanto na frente quanto atrás. E o pneu traseiro muito fino torna-se perigoso nas curvas mais rápidas ou em terreno escorregadio, entretanto a estabilidade da moto é boa por conta da suspensão mais dura.

Vai fazer sucesso entre os profissionais da área e por ser bonita e bem acabada e pode enfrentar a CG no quesito PREÇO e também  deve atingir os compradores amadores que usam a moto apenas para se deslocar ao serviço ou escola.   

 

Ficha técnica
Yamaha Factor 150  
Motor: monocilíndrico, 149,3 cm³ cm³, injeção eletrônica, flex, refrigeração a ar, SOHC.
Potência: 12,2/12,4 cv a 7.500 rpm
Torque: 1,28/1,29 kgfm a 5.500 rpm
Transmissão: câmbio de cinco marchas, transmissão por corrente
Suspensão: garfo telescópico (120 mm de curso) na dianteira e balança bi-amortecida (92 mm de curso) na traseira
Freios: disco na dianteira (245 mm) e tambor na traseira (130 mm)
Pneus: 80/100 aro 18″ na dianteira e 90/90 aro 18″ na traseira
Peso: 126 kg (em ordem de marcha)
Capacidades: tanque 16,0 litros
Dimensões: comprimento 2.015 mm, largura 735 mm, 1.085 mm, altura do assento 785 mm, entre-eixos 1.325 mm
Preço: R$ 7.990 + frete (Preço em dezembro 2015)


Postar um comentário