sábado, 28 de novembro de 2015

Velhas de Guerra - As motos italianas na Segunda Guerra - Guzzi Alce

Fabricante: Moto Guzzi, Itália Ano de Produção: 1939/ 1944- Motor: Moto Guzzi básica Motor  sv / ohv exaustão, 499 cc, 13,2 cv, refrigerado a ar, um cilindro, gasolina, Transmissão: quatro velocidades, caixa de velocidades mudanças manual - Freios: Tambor - Comprimento : 2,23 m - Largura: 80 cm - Altura: 109 cm -Peso: 167 kg
Armamento: nenhum  neste exemplo - Anexos fornecidos Modelo 37 Breda   - Metralhadora de 8mm e tripé em alguns modelos - Velocidade máxima: Aproximadamente 88 km/h -
Carga máxima: 130 kg.
Origem  Italian Army, Machine Gun Empresa


  
A produção do Guzzi Alce começou em 1939. A Alce foi precedida pela Guzzi GT17 que foi produzido de 1932 a 1939. A Guzzi Alce era quase idêntica ao modelo GT17. As alterações mais significativas incluiram  uma quarta marcha. A Alce foi originalmente produzida para proporcionar mobilidade para as companhias  de metralhadoras leves do exército italiano. A Alce foi equipada com suportes para transportar uma metralhadora de 8mm Modelo 37 Breda, suas caixas de tripé e munições.
 O motor era do tipo horizontal monocilíndrico com um volante externo, apelidado de "salamislicer", e filtros de ar individuais. A roda traseira teve tipo balança do braço de suspensão e a dianteira  contou com um garfo  do tipo rigido com molas de compressão. Em algumas versões, como exibido nas fotos , um assento de passageiro traseiro foi oferecido juntamente com um guidão retrátil. Na prática, a Alce levaria um passageiro adicional ou uma  metralhadora e acessórios: --- nunca os dois ao mesmo tempo.

Modelo equipado com Metralhadora

  
 Outras versões foram criadas para uso com sidecar ou triciclo e dois protótipos experimentais --- um equipado com esquis para o uso de tropas Alpinas e uma tentativa bizarra de um veículo blindado equipado com metralhadora leve . Mais de 7.000 Guzzi Alces foram construídos durante a Segunda Guerra Mundial. Este exemplo da foto ao lado está equipado com armamento.

Clique para Ampliar

Foram feitos também alguns modelos TriAlce que era uma versão militar de três rodas (ou "motocarrello"), desenvolvido sobre a mecânica da Alce, produzidos entre 1940 e 1943 num total de  1741 unidades. Poderiam ser desmontados e lançados de para-quedas e rápidamente remontados para uso.Junto com a Benelli 500 M36 Mototriciclo, pertencia à categoria de "unificado Tricar 500"; Na verdade, em 1941 um decreto exigia    a padronização das motocicletas, "side-cars e motofurgoncini" a parâmetros precisos, tendo em vista a sua necessidade em caso de guerra.

Clique para Ampliar







Postar um comentário