terça-feira, 14 de julho de 2015

HONDA CB125 2 CILINDROS K5


CB125 K5

Por incrível que pareça houve um tempo em que não existiam CG's nas ruas e 
rodávamos com Yamahas, Hondas e Suzukis importadas do Japão nas mais curiosas
versões, uma delas era a CB 125 de dois cilindros.
Não era a 125 mais veloz, afinal existiam as Suzukis e Yamahas de 2 tempos que eram mais nervosas, mas
era uma boa moto confiável e muito resistente.

CB 125 K5

A Honda investiu na Série CB125 de dois cilindros que era direcionada para uma gama de consumidores muito ampla, indo desde o jovem sem nenhuma experiência até os consumidores mais velhos que sempre gostaram de ter uma moto na garagem, elas tiveram oficialmente sua evolução entre modelo K1 até o K5, o modelo K1 foi lançado em  1968 e tinha ainda o quadro aberto com o motor inclinado para a frente em 35 graus e câmbio de 4 marchas, seguido pelo K2 (1969) que não trouxe muitas novidades além do cambio que passou para 5 marchas (veja os modelo K1 até K4 no mosaico abaixo).

K1-K2-K3-K4 - Clique para Ampliar
Com o lançamento do modelo K3 em 1969 a Honda modificou o quadro que passou a ser fechado e a inclinação do motor diminuiu para 8 graus, em 1970 recebemos a o modelo K4 com novos amortecedores traseiros de molas aparentes e partida elétrica.

Clique para Ampliar

Finalizando tivemos a CB125 K5 (1972) com novas linhas arredondadas no tanque e tampas laterais, uma moto bonita e muito bem acabada com escapamentos individuais e painel completo para a época. A K5 também recebeu dois carburadores com filtros independentes além do banco escamoteável que possibilitava acesso à bateria e caixa de fusíveis. Para completar o pacote de novidades ela trazia descanso lateral e partida elétrica.
























 

Finalmente tivemos uma versão posterior denominada  Jx 125 ou  B6 que apresentava tanque quadrado com almofada plástica superior e freio a disco na dianteira sendo uma parente muito próxima da famosa CB200 de dois cilindros, veja o modelo na foto abaixo





Voltada para o mercado internacional a Honda sempre manteve a versão 125S modelo mono cilíndrica  que por incrível que pareça está em evolução até os dias atuais os brasileiros conhecem muito bem.


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