sábado, 9 de maio de 2015

“Motocicleison”

Estão tentando ligar Alhos com Bugalhos

Estudantes da UFPR espancando boneco "Motocicleison" “comunista” com camiseta de sindicato

 






 
Texto da repórter Amanda Audi:

Um grupo de estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aparece em um vídeo dando “livradas” em um boneco que, segundo eles, representa o comunismo. O livro usado como arma é “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”, do filósofo – e ídolo da direita reacionária – Olavo de Carvalho.
“Seu comunista filho da p*, comunista de m*”, diz um dos integrantes do Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia enquanto acerta o boneco, chamado de “Motocicleison”.
A cena ocorreu no último dia 25, em uma festa de aniversário, fora da UFPR. Próximo ao boneco, uma folha de papel diz “Espaço Herzog”, em referência a Vladimir Herzog, jornalista morto pela ditadura militar.
A reportagem conversou com uma das pessoas que aparecem no vídeo, que pediu para não ser identificada para não sofrer represálias. “O boneco representa o comunismo, que é algo que a gente não gosta. Foi apenas uma brincadeira, agora estão fazendo uso indevido de imagem”, disse.
O vídeo tem sido compartilhado pelo aplicativo Whatsapp por alunos da universidade, gerando bastante polêmica e críticas.
Vestido para parecer um comunista, o boneco usa uma camiseta da campanha deste ano do sindicato dos servidores públicos de Curitiba, o Sismuc, com os dizeres “Eu tô na luta”. Como o vídeo foi feito no dia 25, a cena não tem relação direta com os protestos de professores que iniciaram a partir do dia 29 (quando houve o massacre no Centro Cívico).
A universidade foi procurada ontem, mas não se pronunciou oficialmente sobre o assunto até o momento. O Sismuc repudiou o “espancamento simbólico” do boneco “pois incita o ódio e a violência contra trabalhadores – ou ‘comunistas’, como diz o rapaz enquanto extravasa seu ódio”, diz nota divulgada pelo sindicato.
Postar um comentário