segunda-feira, 27 de abril de 2015

NSU FOX - *1949 / +1954



 
Clique para Ampliar



A NSU FOX foi o primeiro projeto de motocicleta inteiramente novo  produzido após a Segunda Grande Guerra. As indústrias alemãs estavam destruídas inclusive a planta da NSU que havia sido bombardeada pelos aliados bem no final da guerra e tiveram que se reestruturar para reiniciar a produção, sendo as três  DKV-BMW-NSU aquelas fizeram os maiores investimentos em suas linhas de produção.

 

Antes da Segunda Guerra os motores para motocicletas eram predominantemente de 2 Tempos e o público já estava acostumado, então a NSU lançou o motor da Fox de 4 tempos com aparência externa o mais próximo possível dos motores de 2 tempos.


 

A NSU quando lançou o modelo FOX já tinha longa tradição na fabricação de motos, a indústria  iniciou em 1.873 na Alemanha  fabricando teares, posteriormente passou a fabricar bicicletas (1.869), motocicletas (1.901)  finalmente carros (1.905).


 

Como toda força industrial alemã durante os períodos de guerras sua produção foi dirigida para fabricação de veículos militares, mas já em 1946 estava novamente produzindo bicicletas e motocicletas.


Clique para Ampliar
Os primeiros modelos FOX foram lançados em 1949 com as seguintes características:
Motores de 1 cilindro, 4 tempos, 98 cc, 6HP, 3 marchas, Quadro de aço estampado com mola central inclinada e braço oscilante na suspensão traseira localizada embaixo do banco, velocidade máxima de 80 km/h e foram produzidas mais de 60.000 unidades entre 1949 e 1954, eram extremamente econômicas.





Um segundo modelo também de um cilindro e 123cc, mas na opção 2 tempos também foi laçado  para atender aqueles que davam preferência a esse tipo de motor, suas características eram muito próximas ao modelo de 4 tempos.




Existiram também algumas variações da Fox como o  SUPER FOX e a  RENN FOX, modelos com potência aumentada e peso aliviado para públicos interessados em melhor desempenho ou adaptadas para corridas , tendo a Renn Fox chegado a 18HP e velocidade máxima de 175 km/h.



A indústria que chegou a produzir 355.000 unidades de motos e motociclos somente durante o ano de 1955, com o passar do tempo acabou diminuindo seus investimentos na área de  motocicletas e se dedicando a  fabricação de carros, concentrando seu interesse no desenvolvimento dos motores Wankel  rotativos. 

Clique para Ampliar

 Após várias tentativas o projeto Wankel não apresentou resultados positivos e a NSU acabou enfrentando dificuldades financeiras passando por várias  associações com outras empresas e sendo incorporada finalmente pela VW/AUDI que desativou a marca NSU em 1984.



No Brasil as NSU/FOX  chegaram no início dos anos 50, mas a marca já era conhecida há muitos anos tendo sido comercializada por importadores independentes que adquiriam lotes de determinados modelos e os distribuíam através de representantes. A boa qualidade do produto e sua durabilidade fizeram da marca NSU um bom cartão de visitas.


Clique para Ampliar





Postar um comentário